Escola substitui castigos por praticas de meditação


Ir para a diretoria, levar uma chamada de atenção e ficar em uma sala de castigo é coisa do passado. Pelo menos na escola Robert W. Coleman, nos Estados Unidos. Um projeto feito em parceria com a Holistic Life Foundation, criou a Mindful Moment Room ou Sala do Momento de Meditação, em tradução livre. Os resultados são muito animadores. Melhoras na relação entre alunos e professores, diminuição na taxa de advertências e suspensões.

Na Sala do Momento de Meditação foram colocados objetos coloridos, luz baixa e almofadas. O objetivo é que a criança se autoavalie, entenda que não basta apenas seguir as ordens dos adultos e sim ter consciência sobre seus atos. Kirk Philips, responsável pela ação na escola, afirmou que ficou positivamente surpreso com aceitação das crianças: "Nunca imaginamos que crianças tão pequenas poderiam meditar em silêncio".

A meditação não está disponível apenas para quem faz algo errado. A prática foi incorporada a grade de algumas disciplinas e se mostrou eficiente até mesmo fora do ambiente escolar. As crianças estão levando a prática para casa e surpreendendo os familiares e amigos.

#meditação #criança #castigo #escola

Posts Em Destaque
Posts Recentes