Volta às aulas e o estresse dos pequenos

As férias são ótimas! Longo período em que a preocupação é brincar, brincar e brincar. Tudo começa a mudar na medida que a data de retorno as atividades escolares se aproxima. A volta para a rotina, novo ambiente, amigos e mais conhecimento deixa qualquer pessoa apreensiva. Para os pequenos esse sentimento é ainda mais forte, já que tudo é novidade e influencia na sua formação.
No início do ano letivo, as crianças podem apresentar quadros de doenças. Quando se sentem nervosas, tendem a chamar a atenção. Dor de ouvido, barriga, garganta é normal e para enfrentar o que é novo o apoio da família é fundamental.
Para lembrar os pais que algo novo e estranho está acontecendo, algumas demonstrações de carências são observadas nas crianças. Por isso a família atenta é fundamental. Importante lembrar que a família é o espelho da criança, se ela refletir medo, insegurança, tensão, é provável que os filhos vivam isso também.
Sempre queremos proteger nossos pequenos, mas é importante que eles vivam situações de tensão para criarem tolerância emocional com relação a um estresse futuro na vida adulta.