Loja 1 -  Lindóia Shopping loja 111

              (51) 3012-7206        991-716-694

whats.png
whats.png

Loja 2 - Bourbon Shopping Assis Brasil loja 10A

              (51) 3516-1461        991-727-463

whats.png

Loja 3 - Boulevard Assis Brasil loja 57

              (51) 3372-2270        999-268-802

Please reload

Posts Recentes

Meu filho não come frutas, verduras nem legumes

July 4, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Meu filho não come frutas, verduras nem legumes

 

Na última postagem, falamos um pouco a respeito da qualidade e quantidade das refeições para crianças. Compreendemos que o ideal é ajustar a rotina da alimentação da criança, bem como, oferecer alimentos mais saudáveis, sempre!

A infância é o momento crucial da educação nutricional.

Contudo, muitas mamães reclamam do seguinte problema: - “Meu filho não come frutas, verduras nem legumes, de jeito nenhum!”

Calma! Confira as dicas que preparamos para esses casos:

 

- Na faixa etária dos 4 aos 6 anos, a criança desenvolve ainda mais a capacidade de selecionar os alimentos a partir de sabores, cores, experiências sensoriais e texturas, sendo que essas escolhas irão influenciar o padrão alimentar futuro. Nessa idade, as escolhas alimentares da criança sofrem intensas influências dos hábitos alimentares da família. A formação da preferência da criança pode, então, decorrer da observação e imitação dos alimentos escolhidos por familiares ou outras pessoas e crianças que convivem em seu ambiente. Os pais ou responsáveis devem dar o exemplo! A criança aprende mais observando o comportamento dos pais do que ouvindo o que eles falam, então a busca por hábitos alimentares saudáveis começa com o envolvimento de toda a família;

 

- Crianças de 5 ou 6 anos estão na fase de estímulos primários. Elas são atraídas por cores, formas e novidades. Para despertar o interesse da criança pelo alimento, uma refeição deve ter variedade de textura, cores e formas, evitando a monotonia alimentar. Ofereça todos os dias um prato bem colorido e nutritivo e coma junto com ela, mostrando que aprecia todos os alimentos. Envolva a criança no preparo das refeições: isso estimula a melhora da alimentação. Se a criança participa dessas atividades, fica mais predisposta a comer o que é oferecido.

 

Procure manter uma alimentação variada, com cores, texturas, formas interessantes:

  - Na boca, somos capazes de sentir apenas quatro gostos: doce (na ponta da língua), salgado e ácido (nas laterais) e amargo (no fundo da boca). Nesta faixa etária, há preferência pelo sabor doce. Essa é uma preferência normal no ser humano, principalmente quando a criança já tem o hábito de consumir alimentos doces. Lembre-se: os demais sabores precisam ser “aprendidos”. Quanto mais sabores diferentes, maior a chance da criança comer (quase) de tudo. É normal que as crianças apresentem grande relutância em consumir alimentos novos (neofobia = medo ou receio de alimentos diferentes ou novos). Frases do tipo: “Não quero!” ou “Não gosto!” principalmente para alimentos que nunca consumiram, são comuns.

 

Não desista no primeiro “não gosto”. Para que esse comportamento se modifique, é necessário que a criança prove o alimento novo (ou alimento que não está acostumada a ingerir) de 8 a 10 vezes – em diferentes momentos e em diversos tipos de preparação – mesmo que em quantidades mínimas. Somente dessa forma ela conhecerá o sabor do alimento e estabelecerá, assim, se gosta de tal alimento, ou se realmente não gosta.

 

É Importante ressaltar que as recusas e “birras” serão comuns. É adequado esperar a criança se acalmar, e explicar o motivo da introdução dos novos alimentos (nesta hora vale utilizar histórias lúdicas, dizendo que o personagem preferido come tal alimento, etc). É muito importante que a família permaneça calma, mas se mantenha firme, com equilíbrio: atitudes mais autoritárias (forçar a comer) ou permissivas demais dificultam o processo. Ainda, não devem haver atitudes como recompensa (Ex.: “Se você comer legume, ganha sobremesa”) ou castigo (Ex.: “Se você não comer o legume, não ganha sobremesa”), para forçar a criança a comer, pois na maioria das vezes a relutância em experimentar novos alimentos pode ser reforçada. Então, se a criança se recusar a comer determinado alimento, não force. Dê um tempo e ofereça este alimento posteriormente.

 

É um desafio fazer as crianças mudarem hábitos antigos e aceitarem hábitos alimentares mais saudáveis, mas se torna ainda mais difícil quando os pais cedem sempre seus desejos. Lembre-se: “aguentar” a birra ou queixas sobre a mudança na alimentação, pode garantir mais saúde no futuro!

As palavras que nunca devem ser esquecidas são: paciência, foco e criatividade! Elogie sempre qualquer progresso que a criança estiver fazendo!

 

Receitas saudáveis, para melhorar consumo de vegetais e frutas, e dicas gerais de alimentação saudável

 

- “Disfarçar” os vegetais pode ser uma ótima forma de introduzir esses alimentos cheios de vitaminas e minerais na refeição das crianças. Abaixo estão alguns exemplos de receitas:

 

- Acrescente legumes cortados bem finos na omelete ou no recheio de panquecas. Eles também podem entrar em croquetes, almôndegas e hambúrgueres feitos em casa.

 

- Incremente a massa da panqueca com espinafre ou beterraba: Bata no liquidificador 4 ovos, 500 ml de leite, 1 colher (sopa) de manteiga derretida e 1/3 de maço de espinafre cozido (ou beterraba cozida), espremido e picado. Junte 200 g de farinha de trigo, bata até ficar homogêneo e faça em frigideira antiaderente;

  • Estrogonofe de legumes:

Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de cenouras refogadas em palitinhos
- 1 xícara de chuchu em palitos
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 6 tomates peneirados depois de cozidos
- 1 lata pequena de palmito
- 1 cebola picada
- 1 caixinha de creme de leite (200 ml)

 

Modo de preparo:
Doure a cebola na manteiga, junte-a à cenoura já cozida e ao palmito (escorrido e picado). Em seguida, adicione os tomates. Ferva por 5 minutos. Adicione por último o creme de leite. Misture bem e sirva.

 

  • Souflet de Legumes:

Ingredientes:

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 300 ml de leite

- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

- 1 pitada de sal

- 50 g de queijo ralado

- 4 ovos

- Legumes cozidos e cortados em cubos

 

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga, sem deixar esquentar muito. Junte a farinha, depois o sal e o leite, e mexa sempre até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Misture as gemas bem batidas, o queijo, e os legumes. Por fim às claras em neve. Leve imediatamente ao forno a 180°C, em um pirex untado com manteiga, por 15 minutos.

 

  • Nhoque de espinafre:

Ingredientes:

- 1 maço de espinafre (apenas as folhas)

- 2 batatas grandes

- 1 gema

- 1 xícara (chá) de farinha de trigo

- 1 pitada de sal

 

Modo de preparo:

Coloque em uma panela com água as batatas, o espinafre e o sal, levando ao fogo para cozinhar. Depois de cozidas, bata as folhas do espinafre no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Bata até obter uma pasta. Amasse as batatas e misture a elas o espinafre; Adicione as gemas. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo, até obter uma massa homogênea. Faça rolinhos com a massa e coloque-os para cozinhar em água fervente. Escorra e sirva!.

 

  • Nuggets de vegetais:

Ingredientes:

- 1 cebola picada

- 1 xícara (chá) de brócolis picado;

- 1 xícara (chá) de couve-flor picada;

- 1 xícara (chá) de cenoura picada;

- 1 colher (chá) de azeite;

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

- 1 xícara (chá) de leite desnatado;

- salsa e sal a gosto.

- 2 claras

- 1 xícara (chá) de farinha de rosca

- 1/2 xícara (chá) de farinha de milho em flocos

- 1 colher (sopa) de azeite para pincelar

 

Modo de preparo:

Refogue os vegetais com o azeite em uma panela antiaderente. Deixe cozinhar em fogo baixo, adicionando água conforme for necessário, até amolecer. Polvilhe a farinha de trigo, adicione o leite e mexa até engrossar. Tempere com o sal e a salsa. Depois de firme, corte no formato desejado e passe pelas claras e pelos dois tipos de farinha. Coloque em uma assadeira antiaderente e pincele de ambos os lados com o azeite, misturado com um pouco de água. Asse em fogo médio (180ºC) até dourar, virando depois de 10 minutos.

 

  • Pão colorido com legumes:

Ingredientes:

- 3 beterrabas

- 3 cenouras

- 1 maço de espinafres

- 1 xícara de óleo

- 1 colher de sal

- 10 colheres de açúcar

- 2 quilos de farinha de trigo (até dar o ponto)

- Fermento

- 6 colheres de farinha de trigo

- 6 colheres de açúcar

- 1 colher de sal

- 1 jarra de água com 2 litros de água

 

Modo de preparo:

Coloque metade da água e o fermento em uma travessa, depois acrescente o açúcar, o sal, o óleo e a farinha até dar ponto. Misture bem. A massa não pode ficar muito espessa.

Divida a massa em três porções. Bata as cenouras com uma xícara de água no liquidificador. Misture em uma porção da massa e coloque mais farinha até a massa ficar em uma consistência que dê para enrolar o pão. Faça o mesmo procedimento com a beterraba e o espinafre.

Deixe as massas crescerem por 5 ou 6 horas, enrole o pão como desejar e coloque no forno.

 

  • Tortinha de Legumes

Ingredientes:

- 1/2 xícara (chá) de repolho cortado fininho e escaldado em água fervente salgada até amolecer as folhas

- 1/2 xícara (chá) de cenoura cozida com pouco sal e picada

- 1/2 xícara (chá) de abobrinha verde, cozida com pouco sal e picada

- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

- 1 colher (sopa) de margarina

- 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

- 5 ovos

 

Modo de Preparo:

Coloque em uma tigela o repolho, a cenoura e a abobrinha. Junte o queijo, a margarina, o cheiro-verde e os ovos batidos e misture bem. Distribua em forminhas individuais untadas e asse-as em banho-maria no forno médio preaquecido.

 

  • Macarrão com Legumes:

Ingredientes:

- 90 g de peito de frango , sem osso e sem pele

- 1 cenoura média, cortada em pedaços

- 1/2 xícara (chá) de vagem picada

- 1/2 xícara (chá) de ervilha

- 1 cebola pequena, picada

- 1 dente de alho pequeno, picado

- 1 colher (sopa) de manteiga

- 1/2 colher (sopa) de amido de milho

- 1 e 1/2 xícara (chá) de leite

- 60 g de queijo branco picado

- 120 g de macarrão para sopa (pode ser parafuso ou gravata ou penne)

- Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Corte o frango em pedaços grandes, coloque em uma panela, cubra com 2 xícaras de água e cozinhe com os legumes, em fogo moderado, com a panela semi-tampada até a carne ficar macia. Retire o frango com uma escumadeira, espere amornar e desfie. Reserve. Em outra panela, refogue a cebola e o alho na manteiga até começar a dourar. Dissolva o amido de milho no leite e acrescente, aos poucos, ao refogado, mexendo bem até formar um molho branco. Junte os legumes cozidos, o frango desfiado e o queijo picado. Misture bem. Cozinhe a massa em uma panela com água fervente e sal até ficar macia. Escorra e misture ao molho.

 

  • Bolo de carne com cenoura:

Ingredientes:

- 500 g de carne moída

- 2 ovos

- 3 cenouras cruas raladas

- 1 pimentão ralado

- 2 colheres (sopa) de amido de milho

- Cebola ralada, alho amassado, sal, pimenta, orégano e cheiro-verde a gosto

 

Modo de Preparo:

Misture tudo e coloque em uma assadeira untada com manteiga. Polvilhe com a farinha e o queijo.

Leve ao forno para assar.

 

Outras receitas saudáveis:

 

  • Molho de queijo para salada:

Ingredientes:

- Parmesão ralado (2 colheres de sopa);

- Pimenta-do-reino (1 pitada);

- Maisena (1 colher de sopa) dissolvida em leite desnatado (2 colheres de sopa);

- Noz-moscada (1 pitada)

- Leite desnatado (1 xícara).

 

Modo de preparo:

Colocar todos os itens em um recipiente de vidro ou plástico e misturar. Assim, já está pronto para ser servido.

Utilizar uma colher de molho, por pessoa.

 

  • Molho para salada:

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de mostarda

- 2 colheres de sopa de suco de limão

- 1 colher de azeite de oliva

- 2 dentes de alho picados

- Cebolinha picada

 

Modo de preparo:

Misture os ingredientes em uma recipiente, batendo até formar um molho mais espesso.

Utilizar uma ou duas colheres de molho, por pessoa.

 

  • Sorvete saudável

Ingredientes:  

- 6 morangos

- 4 bananas bem maduras

 

Modo de preparo:

Pique as bananas em rodelas e lave bem os morangos.

Deixe as frutas no freezer até congelarem.

Tire as frutas do freezer e deixe descongelar por 15 minutos.

Coloque-as em um liquidificador ou processador de alimentos, até formar um creme.

 

Nunca esqueça: os hábitos alimentares de uma vida toda são formados na infância, e seu filho aprenderá a ter uma alimentação equilibrada se toda a família assim fizer!

Tags: